V Congresso Brasileiro da Soblec e Global Meeting of Contact Lens, Cornea and Refractometry – Abril de 2011

Histórico

Luciano Bastos participou como discutordor do módulo “NEW OPTIONS FOR THE TREATMENT OF KERATOCONUS” do V Congresso Brasileiro da Soblec e Global Meeting of Contact Lens, Cornea and Refractometry em Curitiba, em 15, 16 e 17 de Abril de 2011. Juntamente com outros grandes especialistas brasileiros e internacionais discutiu sobre as novas técnicas de reabilitação visual no ceratocone utilizando lentes esclerais. Luciano Bastos estudou a fabricação e adaptação de lentes esclerais por mais de 10 anos a pedido de seu pai, e tem como orientador dois dos maiores especialistas nesta tecnologia nos EUA e na Europa. Este evento marca os 40 anos de Sociedade Brasileira de Lentes de Contato, Córnea e Refratometria (SOBLEC) a qual o Dr. Saul Bastos foi um dos fundadores.

Dra. Tânia Schaeffer, Dr. Ari Pena e Luciano Bastos no módulo
“New Options for the Treatment of Keratoconus”

O congresso teve uma ótima representatividade de oftalmologistas de todo o Brasil e contou com a presença de ilustres palestrantes nacionais e internacionais. No módulo de ceratocone um destaque para Dr. Perry Rosentahl, PhD. professor de oftalmologia da Harvard Medical School e Diretor da Boston Foundation for Sight (EUA). Dr. Rosenthal foi professor e orientador do Dr. Saul Bastos nos anos 70 e hoje é além de amigo orientador de Luciano Bastos na tecnologia das lentes esclerais e na reabilitação visual de pacientes com ceratocone e outras patologias que afetam a superfície ocular e a córnea.

Dr. Rosenthal fala sobre sua experiência com lentes esclerais nos EUA.

Dr. Rosenthal apresentou sua aula e respondeu a perguntas dos discutidores e da platéia, Luciano comentou sobre a necessidade de um maior estudo e preparação por parte dos especialistas interessados na adaptação de lentes esclerais. Ele ressaltou a importância de se aprender que a adaptação de lentes esclerais e mesmo semiesclerais tem uma filosofia bem diferente da adaptação de lentes rígidas gás permeáveis e que para a garantia do sucesso da adaptação destas lentes depende de aprender como manter a saúde fisiológica do olho sob condições diferentes das quais estão acostumados.  Ressaltou também a parte da aula do Dr. Rosenthal da perspectiva de uso das lentes esclerais não somente como meio de correção e adaptação em casos de córneas irregulares mas também a utilização para fins terapêuticos como no olho seco, Sínrome de Srögren, Stevens Johnson, Penfigóide e outras patologias que afetam a superfície ocular.

Luciano Bastos encontra os amigos Dr. Maurício Schirmer e Dra. Leila Marciano Pinto do
setor de lentes de contato do Hospital Oftalmológico e Banco de Olhos de Sorocaba (SP).

Dr. Brunno Dantas (RJ) e Luciano Bastos (RS).
Endereço: Rua Dr. Flores, 323 - 1º andar · Centro · Porto Alegre · RS Copyright 2010 IOSB - Todos os direitos reservados Telefones: (51) 3226.0746 / (51) 8444.5050 » E-mail: iosb@iosb.com.br