O Fundador

Dr. Saul Bastos

Dr. Saul Bastos foi um pioneiro no Brasil na adaptação de lentes de contato e dedicou-se ao tratamento da visão sub-normal e da reabilitação visual com uso de lentes de contato especiais em seus 40 anos de oftalmologia. Um cientista e esmerado médico que antes de direcionar-se a oftalmologia foi clínico geral e obstetra, realizando mais de 500 partos, todos com sucesso e em condições às vezes, muito difíceis. Também fez otorrinolaringologia e oftalmologia juntos durante algum tempo antes de seguir unicamente na oftalmologia.

Um profissional respeitado internacionalmente, foi palestrante em vários congressos e simpósios nacionais e internacionais, teve trabalhos publicados e co-autoria em livros de lentes de contato. Membro do CBO (Conselho Brasileiro de Oftalmologia), da SBO (Sociedade Brasileira de Oftalmologia), da SOBLEC (Sociedade Brasileira de Lentes de Contato e Córnea), onde chegou a ser tesoureiro, membro da SORIGS (Sociedade Oftalmologia do RS), onde foi Presidente e Vice-Presidente, membro da CLAO (Contact Lens Association of Ophthalmologists - EUA), membro da AAO (American Academy of Ophthalmologists - EUA) e membro do CLMA (Contact Lens Manufacturers Association - EUA).

Em 1986 montou junto com seu filho um laboratório especializado na fabricação de lentes de contato, aprimorando e sofisticando a tecnologia utilizada na reabilitação visual de seus pacientes.

Dr. Saul e seu filho Luciano Bastos desenvolveram juntamente as lentes de contato especiais Ultracone (tipo Soper modificadas) para ceratocone e as lentes especiais Ultraflat adaptações pós-cirurgias refrativas e de transplante de córnea. Estas hoje estão entre as melhores lentes de contato especiais do mundo para córneas irregulares. Também desenvolveram juntos técnicas de adaptação e novos conceitos de adaptação e modificações de lentes que fizeram escola entre especialistas no Brasil e no exterior. O Dr. Saul e seu filho Luciano Bastos tiveram juntos a iniciativa também pioneira de atender a convênios e aos planos de saúde quando eram ainda uma novidade. O Dr. Saul em determinada época chegou a atender cerca de 40 pacientes particulares por dia. Dr. Saul Bastos faleceu em 3 de Setembro de 2004, aos 73 anos, após submeter-se a uma cirurgia cardiológica de prevenção. Ele já havia, naquele ano, tratado uma artéria parcialmente obstruída (descendente anterior) através de uma angioplastia com implante de Stent (drug elluting Stent), que apresentou cicatrização no local do implante (restenose), necessitando assim fazer revisões a cada três meses. Decidiu pela cirurgia torácica que seria normalmente em seu caso a melhor solução. A cirurgia foi feita com sucesso, entretanto cerca de três horas após o procedimento, ainda em recuperação, teve um infarto. Ele nunca apresentado angina ou infarto anterior. Infelizmente houve provavelmente um trombo que se desprendeu de uma artéria e causou o infarto.

Tinha uma relação profissional e também amiga com os pacientes, havendo uma empatia muito grande, onde todos sentiam-se bem na sua presença e consideravam-no, além de seu médico, um amigo. Os pacientes do Dr. Saul em sua grande maioria continuam a consultar-se no IOSB (Instituto de Olhos Dr. Saul Bastos), sendo agora atendidos pelos profissionais capacitados que juntamente com Luciano Bastos, continuam a oferecer qualidade e excelência em seus serviços de reabilitação visual.

» Curriculum resumido:
  • - Formado pela Faculdade de Medicina da UFRGS;
  • - Ex Preceptor da Faculdade Católica;
  • - Ex-Membro do corpo clínico do Instituto Prof. Ivo Correa Meyer;
  • - Ex Preceptor do Hospital Banco de Olhos de Porto Alegre.
  • - Co-fundador da Residência em Oftalmologia do Hospital Santa Rita, hoje parte do Complexo Hospitalar da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre.
» Estágios:
  • - Clínica Dr. Perry Rosenthal - Boston, MA;
  • - Clínica Dr. Chester Black - Chicago, IL;
  • - Clínica Dr. Paul Chochet - Paris, FR;
  • - Clínica Dr. Michel Leroy - San Francisco, CA;
  • - Instituto Barraquer - Bogotá, CO;
  • - Moorfield Eye Hospital - Londres, UK;
  • - New York Eye and Ear Infirmary - New York, NY;
  • - Baylor Medical College - Houston, TX;
  • - Soper International Ophthalmics - Houston, TX;
  • - Massachusetts Eye & Ear Infirmary - Harvard Medical School, Boston, MA;
  • - Joseph W. Soper Clinic, Houston., TX;
  • - Lousiana Eye Center - New Orleans, LO;
  • - University of California - Department of Ophthalmology, San Francisco, CA
  • - Bascon Palmer Eye Institute; Miami, Fl.
» Curiosidades:
• Gastronomia:
Dr. Saul era um excelente cozinheiro, tinha um dom que somente seus próximos e amigos conheciam, todos as iguarias que fazia eram uma arte. Costumava fazer pratos de frutos-do-mar, feijoada, assados de carne, massas, churrascos e algumas sobremesas memoráveis.
• Esportes:
Dr. Saul trouxe dos EUA o livro de Cooper, e daí foi também um dos pioneiros na corrida, usando primeiramente a pista da Brigada militar e depois no Parque Moinhos de Vento. Muitos anos depois optou pela caminhada rápida que fez até meados de fevereiro de 2004, antes de apresentar os problemas.
O Dr. Saul gostava de velejar quando jovem, ele e amigos foram pioneiros na travessia entre Porto Alegre e Rio Grande através da Lagoa dos Patos, foram os primeiros a completar a travessia em uma aventura emocionante e cheia de surpresas que pode ser conferida na íntegra neste link: Velejada Porto Alegre - Rio Grande - Porto Alegre
Também gostava de esqui aquático (slalom), esporte que praticou junto com seu filho até os 65 anos. Gostava de pescar e era também um leitor voraz de livros e revistas. Entre suas curiosidades estavam a astronomia e a biologia, impressionava-se com a inteligência e perfeição da vida em seu equilíbrio. Fazia ginástica e musculação regularmente, sempre com a finalidade de ter uma preparação para os anos que seguiriam-se.
• Pessoal:
Foi sem dúvida um marido, pai e amigo exemplar, além de excelente profissional, um homem visionário e trabalhador dedicado. Uma pessoa com uma força de vontade, atitude e determinação que servem de exemplo a todos os que tiveram o prazer de conhecê-lo.
Endereço: Rua Dr. Flores, 323 - 1º andar · Centro · Porto Alegre · RS Copyright 2010 IOSB - Todos os direitos reservados Telefones: (51) 3226.0746 / (51) 8444.5050 » E-mail: iosb@iosb.com.br