Novidades


• V Congresso Brasileiro da Soblec e Global Meeting of Contact Lens, Cornea and Refractometry – Abril de 2011

Luciano Bastos participou como discutordor do módulo “NEW OPTIONS FOR THE TREATMENT OF KERATOCONUS” do V Congresso Brasileiro da Soblec e Global Meeting of Contact Lens, Cornea and Refractometry em Curitiba, em 15, 16 e 17 de Abril de 2011. Juntamente com outros grandes especialistas brasileiros e internacionais discutiu sobre as novas técnicas de reabilitação visual no ceratocone utilizando lentes esclerais. Luciano Bastos estudou a fabricação e adaptação de lentes esclerais por mais de 10 anos a pedido de seu pai, e tem como orientador dois dos maiores especialistas nesta tecnologia nos EUA e na Europa. Este evento marca os 40 anos de Sociedade Brasileira de Lentes de Contato, Córnea e Refratometria (SOBLEC) a qual o Dr. Saul Bastos foi um dos fundadores.

Dra. Tânia Schaeffer, Dr. Ari Pena e Luciano Bastos no módulo
“New Options for the Treatment of Keratoconus”

O congresso teve uma ótima representatividade de oftalmologistas de todo o Brasil e contou com a presença de ilustres palestrantes nacionais e internacionais. No módulo de ceratocone um destaque para Dr. Perry Rosentahl, PhD. professor de oftalmologia da Harvard Medical School e Diretor da Boston Foundation for Sight (EUA). Dr. Rosenthal foi professor e orientador do Dr. Saul Bastos nos anos 70 e hoje é além de amigo orientador de Luciano Bastos na tecnologia das lentes esclerais e na reabilitação visual de pacientes com ceratocone e outras patologias que afetam a superfície ocular e a córnea.

Dr. Rosenthal fala sobre sua experiência com lentes esclerais nos EUA.

Dr. Rosenthal apresentou sua aula e respondeu a perguntas dos discutidores e da platéia, Luciano comentou sobre a necessidade de um maior estudo e preparação por parte dos especialistas interessados na adaptação de lentes esclerais. Ele ressaltou a importância de se aprender que a adaptação de lentes esclerais e mesmo semiesclerais tem uma filosofia bem diferente da adaptação de lentes rígidas gás permeáveis e que para a garantia do sucesso da adaptação destas lentes depende de aprender como manter a saúde fisiológica do olho sob condições diferentes das quais estão acostumados.  Ressaltou também a parte da aula do Dr. Rosenthal da perspectiva de uso das lentes esclerais não somente como meio de correção e adaptação em casos de córneas irregulares mas também a utilização para fins terapêuticos como no olho seco, Sínrome de Srögren, Stevens Johnson, Penfigóide e outras patologias que afetam a superfície ocular.

Luciano Bastos encontra os amigos Dr. Maurício Schirmer e Dra. Leila Marciano Pinto do
setor de lentes de contato do Hospital Oftalmológico e Banco de Olhos de Sorocaba (SP).

Dr. Brunno Dantas (RJ) e Luciano Bastos (RS).

• Curso Avançado de Lentes de Contato PUC-RIO 2010 (IDTO)

Luciano Bastos foi convidado para palestras sobre adaptações de lentes RGPs especiais em ceratocone avançado e pós-cirurgia refrativa a convite do Prof. Flávio Resende e do Prof. Brunno Dantas no curso avançado de lentes de contato da PUC – Rio em 28 e 29 de Maio de 2010 no Rio de Janeiro. Também foi professor nas aulas práticas com pacientes ao vivo.

Nas fotos acima, Luciano Bastos em sua aula de adaptação de lentes de contato em ceratocones avançados e extremos com as lentes Ultracone MS e SSB

Nas fotos acima, homenagem do Professor A. Duarte a Jonas Arruda e a Saul Bastos, pioneiros da contatologia médica no Brasil, na foto seguinte Luciano Bastos e o Professor Duarte durante o intervalo das aulas. O Dr. A. Duarte é Professor Associado de Oftalmologia da PUC do Rio de Janeiro e Professor do Departamento de Refração Clínica do Instituto Benjamin Constant, também no Rio de Janeiro.


• Moorfields Eye Hospital – London 2009

Acima: Ken Pullum, FCOptom, DipCLP e Luciano Bastos (estágio de treinamento) após um dia inteiro de atendimento a pacientes de lentes de contato RGPs corneanas e esclerais na Clínica 4 do Moorfield Eye Hospital, em Londres.


• The 33rd annual Clinical Conference of the British Contact Lens Association / Manchester – Maio de 2009

Luciano Bastos, primeiro lugar na competição fotográfica sobre o tema Segmento Anterior do olho e lente de contato durante a trigésima terceira edição da Conferência Internacional Clínica e de Lentes de Contato da British Contact Lens Association em Maio de 2009. Abaixo a foto vencedora:

Acima: Fotografia premiada por unanimidade pelo juri.

Acima: Luciano Bastos e Dr.Jason Nichols, OD MPH PhD FAAO


• XVIII Congresso Brasileiro de Prevenção da Cegueira e Reabilitação Visual

A equipe do IOSB esteve representada no XVIII Congresso Brasileiro de Prevenção da Cegueira e Reabilitação Visual – 2008 em Florianópolis pelo diretor Luciano Bastos e pela Dra. Juliana Pozza.

Luciano Bastos participou de palestras sobre córnea e lentes de contato e contribuiu no curso avançado de Ceratocone – Recuperação Visual com Lentes de Contato.

Endereço: Rua Dr. Flores, 323 - 1º andar · Centro · Porto Alegre · RS Copyright 2010 IOSB - Todos os direitos reservados Telefones: (51) 3226.0746 / (51) 8444.5050 » E-mail: iosb@iosb.com.br