O Instituto de Olhos Dr. Saul Bastos (IOSB) é resultado da iniciativa de seu fundador, o Dr. Saul Bastos, oftalmologista pioneiro no Brasil com vasta experiência na reabilitação visual de pacientes com córneas irregulares, utilizando lentes de contato especiais de alta performance desenvolvidas por ele e seu filho Luciano Bastos. Dr. Saul especializou-se nos EUA e Europa durante vários anos em adaptações de lentes de contato, tornando-se referência nacional e internacional no assunto.

        Seu filho é desenvolvedor e fabricante de lentes de contato especiais no laboratório Ultralentes, é diretor e instrutor clínico de lentes de contato no IOSB. Luciano dá continuidade ao trabalho realizado pelo Dr. Saul, com uma equipe de oftalmologistas especializados para atender aos pacientes da antes Clínica de Olhos e Lentes de Contato Dr. Saul Bastos.

           O IOSB, através de seu corpo de profissionais altamente capacitados, tem grande satisfação em atender a seus pacientes antigos e novos que vem muitas vezes de todo o Brasile  até do exterior em busca de uma solução para seu caso.

Missão
 

     A Excelência na Reabilitação visual com uso de lentes de contato especiais de alta performance, tratamentos e da prescrição de óculos.

Visão


     Consolidar o IOSB como um centro de referência internacional de pesquisa clínica e científica na reabilitação visual de pacientes com córneas irregulares com o uso de lentes especiais.

Valores
 

     Assegurar a melhor acuidade visual de nossos pacientes com segurança e com o máximo de conforto.

O Fundador      Dr. Saul Bastos – In Memorian 

     

 

 

     Dr. Saul Bastos foi pioneiro no Brasil na adaptação de lentes de contato e dedicou-se a reabilitação visual com uso de lentes de contato especiais em seus 40 anos de oftalmologia. Um cientista e esmerado médico que antes de direcionar-se a oftalmologia foi clínico geral e obstetra, chegando a realizar mais de 500 partos, todos com sucesso e em condições às vezes, muito difíceis. Fez otorrinolaringologia e oftalmologia juntos durante algum tempo antes de seguir unicamente na oftalmologia.

   Um profissional respeitado internacionalmente, foi palestrante em vários congressos e simpósios nacionais e internacionais, foi co-autordo primeiro livro de oftalmologia e lentes de contato. Membro do CBO (Conselho Brasileiro de Oftalmologia), da SBO (Sociedade Brasileira de Oftalmologia), co-fundador da SOBLEC (Sociedade Brasileira de Lentes de Contato e Córnea), onde chegou a ser tesoureiro, membro da SORIGS (Sociedade Oftalmologia do RS), onde foi Presidente e Vice-Presidente, membro da CLAO (Contact Lens Association of Ophthalmologists - EUA), membro da AAO (American Academy of Ophthalmologists - EUA), membro da International Contact Lens educators (IACLE) e membro do CLMA (Contact Lens Manufacturers Association - EUA).

Em 1986 montou junto com seu filho um laboratório especializado na fabricação de lentes de contato, aprimorando e sofisticando a tecnologia utilizada na reabilitação visual de seus pacientes.

Dr. Saul e seu filho Luciano Bastos desenvolveram juntamente as lentes de contato especiais Ultracone (tipo Soper modificadas) para ceratocone e as lentes especiais Ultraflat adaptações pós-cirurgias refrativas e de transplante de córnea. Estas hoje estão entre as melhores lentes de contato especiais do mundo para córneas irregulares. Em 2001 pediu a seu filho Luciano Bastos que estudasse a tecnologia das lentes esclerais. Sempre foi um visionário e com isso indicou seu mestre, Dr. Perry Rosenthal para seu filho aprender com um dos maiores especialistas do mundo nesta tecnologia.

     O Dr. Saul Bastos faleceu em 3 de Setembro de 2004, aos 73 anos. Tinha uma relação profissional e amigável com seus pacientes, todos os pacientes até hoje comentam como sentiam-se bem na sua presença e consideravam-no, além de seu médico, um amigo. Os pacientes do Dr. Saul em sua grande maioria continuam a consultar-se no IOSB, sendo agora atendidos pelos profissionais capacitados que juntamente com Luciano Bastos, oferecerem cada vez maior qualidade e excelência na sua reabilitação visual.